Cartão empresarial sem anuidade: como solicitar um para sua empresa?

Cartão empresarial sem anuidade: como solicitar um para sua empresa?

Cartão empresarial sem anuidade: como solicitar um para sua empresa?

crop ethnic buyer with plastic card shopping online on laptop
Photo by Liza Summer on Pexels.com

Empreender é buscar formas inteligentes que contribuam com o crescimento da empresa e sua lucratividade antes de tudo. Olhas soluções financeiras que ajudam nisso é essencial, principalmente quando se há a possibilidade de adquirir um cartão empresarial sem anuidade.

            No entanto, muitas pessoas que são donas de pequenos negócios não sabem que são muitos os benefícios de ter um cartão para empresa e não pagar nada por isso.

            Ao mesmo tempo, há quem sabe dessa existência, mas não entende ao certo o que essa isenção significa ou mesmo como funciona esse tipo de cartão.

            Mas é fato que ter esse meio de pagamento pode contribuir muito com o crescimento da empresa, tendo em vista que ele pode ser um grande aliado no capital de giro para compra de mercadorias, matéria-prima e até pagamento de ferramentas ou outros fornecedores.

            Além disso, um cartão empresarial sem anuidade pode oferecer inúmeros benefícios, como facilidade de parcelamento e maior poder de compra.

Então, para ficar bem por dentro de tudo isso, continue a leitura e tire as dúvidas que você ainda tem sobre este assunto.

O que é um cartão empresarial sem anuidade?

O cartão empresarial sem anuidade é um meio de pagamento que funciona como qualquer outro cartão, mas com a grande vantagem de não ser necessário pagar para tê-lo, paga-se apenas o que se usar. Com ele, é possível pagar contas à vista ou parceladas.

Durante muito tempo, não existia a opção de se contratar um cartão sem pagar a anuidade, principalmente para pessoas jurídicas. Para isso, era necessário ter muita negociação com o órgão emissor do cartão, o que acabava ficando tudo mais cansativo.

Depois de um tempo, começaram a surgir os descontos na anuidade baseado no gasto mensal, ou seja, quanto mais você gastava, mais perto da anuidade zero você estava.

Mas com a chegada das fintechs e dos bancos digitais, essa realidade mudou. Hoje, há alguns bancos digitais que não cobram a taxa de anuidade, como a Cora, por exemplo.

Como ter um cartão de crédito para empresa?

            Para conseguir um cartão PJ, é necessário, primeiro, ter uma empresa aberta, ou seja, ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, também  conhecido como CNPJ, e estar ativo.

            E não é somente as grandes empresas que conseguem abrir um CNPJ. Independente do tamanho do seu empreendimento, é possível sim abrir um, que pode ser caracterizado em:

  • Sociedade Simples (SS)
  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Empresa Individual (EI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Sociedade Anônima (SA)
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
  • Associações Sem Fins Lucrativos.
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

            Feito isso, agora é importante analisar bem as empresas que oferecem o cartão empresarial sem anuidade e entender se os benefícios oferecidos estão de acordo com o perfil da sua empresa. Mais adiante, você verá uma lista desses benefícios que normalmente são oferecidos para empresas.

            Assim que conseguir identificar a instituição financeira ideal para contratar seu cartão de crédito, é hora de iniciar o processo de aquisição do cartão.

            Quando se fala em banco digital, o grande diferencial é que a solicitação do cartão empresarial pode ser feita pela internet, sem a necessidade de ir até uma agência bancária ou ligar a algum lugar.

            O meio de aquisição é o site da instituição ou mesmo o aplicativo. Uma dica bem importante aqui é que, caso opte pelo aplicativo, antes de baixá-lo, confirme exatamente qual o oficial da empresa. Assim, evita-se cair em golpes ou aplicativos falsos.

            Feito isso, é necessário informar alguns dados da empresa para avaliação de crédito. Nos bancos digitais, esse processo costuma ser extremamente rápido, principalmente se comparado aos bancos tradicionais.

            Após aprovado, você já fica sabendo qual seu limite disponível, a bandeira do cartão, data de vencimento e melhor data para compra.

Sobre as taxas do cartão empresarial sem anuidade

            Essa informação aqui é muito importante para você não se perder nas contas da sua empresa.

            Quando se fala em “sem taxa de anuidade”, significa que a instituição financeira está isentando sua empresa do valor normalmente cobrado para ter um cartão de crédito. Isso quer dizer que outras taxas serão cobradas normalmente.

            E sobre essas taxas extras, é necessário considerar:

  • Multa por atraso: é um valor cobrado quando a fatura do cartão não for paga até a data de seu vencimento. Pode ser entendida como um incentivo para que não haja o atraso e, ainda, servir como punição ao usuário do cartão por não tê-la pago até a data correta.
  • Juros por atraso: serve como compensação ao credor pelo atraso em um pagamento acordado. Por lei, é permitido que seja cobrado juros tendo em vista que o credor não pode arcar com os custos de não receber pela venda de um produto ou serviço no prazo combinado com o cliente.
  • Crédito rotativo: é uma cobrança feita quando se paga menos do valor total de uma fatura de cartão de crédito até a data de vencimento. Ele é entendido como um empréstimo dado aos clientes que fazem o pagamento da fatura até a data de vencimento em valor superior ao valor mínimo, mas inferior ao valor total da fatura. Neste caso, há incidência de juros, tendo em vista que passa a ser considerado um empréstimo.

Benefícios para o negócio

            Mas voltando a falar de benefícios, é importante entender que, quando se tem um bom planejamento financeiro e consegue fazer a gestão do negócio de forma bem organizada, o cartão de crédito traz muitos benefícios importantes para a empresa.

Os principais benefícios para o seu negócio são:

  • Comprar a prazo: é possível negociar melhor com os fornecedores, inclusive comprar com pagamento parcelado e não pagar juros por isso.
  • Melhor controle das despesas: o cartão pode ser utilizado pelos empresários e até por funcionários. Assim facilita o gerenciamento das despesas realizadas.
  • Melhor gestão financeira: quando se utiliza o cartão empresarial para quitar gastos, fica mais fácil fazer a separação entre as despesas corporativas e as pessoais e familiares.
  • Planejamento financeiro: permite também otimizar o fluxo de caixa da empresa, concentrando os pagamentos em uma única data – que deve ser compatível com a do recebimento de créditos.
  • Acesso ao crédito: quando se tem um bom relacionamento com a instituição financeira que você tem seu cartão, você passa a ter acesso a crédito de qualidade, ou seja, aqueles que servem para investir no seu negócio sem cobrar altas taxas de juros.

Viu só como ter um cartão de crédito pode ajudar, e muito, sua empresa. E agora, você também já sabe como e onde contratar o seu cartão empresarial sem anuidade para fazê-lo trabalhar positivamente para sua empresa.

Mas não esqueça da importância de controlar detalhadamente todos os custos, combinado? Assim, evita-se gastos com multas e juros que podem inviabilizar os benefícios do cartão.

Title SEO: Cartão empresarial sem anuidade: como solicitar um para sua empresa?

Metadescription: Ter um cartão empresarial sem anuidade é uma forma de diminuir os custos operacionais da sua empresa e aumentar a lucratividade. Confira como conseguir.

Arcos e Região Destaque Economia e Negócios