Saúde: Distúrbios da Puberdade

Saúde: Distúrbios da Puberdade

Saúde

Distúrbios da Puberdade

teenagers taking a groupfie
Photo by olia danilevich on Pexels.com

A Puberdade é a época em que se inicia nas crianças o desenvolvimento dos chamados caracteres sexuais secundários: pelos, mamas, aumento dos órgãos genitais, desenvolvimento muscular nos homens, alargamento de quadril nas mulheres, alterações da voz, etc. Essas alterações dependem de uma série de fatores como amadurecimento do sistema hormonal, nutrição adequada e equilíbrio emocional. Os pais devem estar atentos para possíveis problemas do desenvolvimento de seus filhos, os quais podem prejudicar seriamente a saúde e a vida adulta desses adolescentes. Abaixo estão exemplos de casos frequentes durante consultas com o Endocrinologista.

Caso 1
Menina de 7 anos de idade, iniciou há 3 meses desenvolvimento de mamas, aparecimento de pelos na região genital e aumento do odor nas axilas. Não está se queixando de nada. Há que se preocupar?
O diagnóstico dessa criança é de Puberdade Precoce, ou seja, sua puberdade está ocorrendo antes da época adequada. Dizemos que a puberdade é precoce quando ocorre antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. A preocupação principal é com o prejuízo que a criança pode ter com a altura que vai atingir na vida adulta. A puberdade precoce faz com que os ossos parem de crescer antes da hora, prejudicando o crescimento normal da criança. Além disso, é comum essas crianças desenvolverem sérios problemas psicológicos por iniciarem estas mudanças no corpo muito cedo. Em raros casos, a puberdade precoce pode se dever a doenças sérias como tumores, por isso recomenda-se sempre uma avaliação médica nesses casos. Existe tratamento hormonal que bloqueia o desenvolvimento da puberdade precoce, até que a criança atinja uma idade mais apropriada.

Caso 2
Garoto de 14 anos de idade, está com a auto-estima baixa porque ainda não iniciou o desenvolvimento da puberdade em relação aos seus colegas da mesma idade. É possível realizar tratamento hormonal para que o desenvolvimento ocorra?
Este adolescente apresenta um quadro de Atraso da Puberdade, que pode ter diversas causas. Uso de medicações, problemas hormonais, doenças do fígado e rins, anemias, deficiência de nutrientes, problemas genéticos e emocionais são algumas das causas. Este garoto deve passar por uma avaliação cuidadosa, com exames clínico e laboratorial especializados para se detectar doenças que precisam de tratamento. Em alguns casos, é possível realizar tratamento com hormônios para desencadear a puberdade normal. Existe um quadro chamado de Atraso Puberal Constitucional, que é de causa hereditária, e não precisa de tratamento; a partir de uma certa idade, esses adolescentes iniciam a puberdade e se desenvolvem normalmente.

Dr. Tarcísio Narcísio Silva

Médico Endocrinologista e Metabologista

CRM 36.468

Arcos e Região Curiosidades Destaque Dr. Tarcísio Silva Saúde