Túnel do Tempo (2008) Escola do Sesc/Senai

Túnel do Tempo (2008) Escola do Sesc/Senai

Túnel do Tempo (2008)

Escola do Sesc/Senai será construída

no bairro São Pedro

A área do terreno, localizado próximo ao ‘Jardim Bela Vista’, é de aproximadamente 1000 m²

A Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) assinaram convênio há cerca de dois meses, para a implantação da escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Arcos. Segundo informações do secretário de Planejamento da Prefeitura, engenheiro Lécio Rodrigues, dentro de 30 dias devem ser iniciadas as obras de construção do prédio, no bairro São Pedro, orçada em cerca de R$800 mil.

O serviço ainda não foi licitado, segundo o secretário, porque o governo municipal aguarda a visita do presidente da Fiemg, Robson Andrade, que já está agendada para a próxima quarta-feira, 21. A licitação também está prevista para a próxima semana.

De acordo com o convênio, a Prefeitura fica responsável pelo espaço físico e a Fiemg e Senai se responsabilizam por toda a infra-estrutura, a exemplo de equipamentos e mobiliário, além do sistema operacional da escola. Mas o governo municipal também solicitou parceria financeira à Fiemg, para a construção do prédio. “Temos uma sinalização positiva, existe uma expectativa da Fiemg em participar financeiramente na construção. Essa foi uma solicitação do secretário de Governo Danilo de Castro, do deputado estadual Alberto Pinto Coelho e deputado federal Rodrigo de Castro, junto ao Dr. Robson Andrade”.

Escola abrigará cerca de 180 alunos

O prédio será construído em terreno que já pertence à prefeitura, localizado na rua Camboriú, bairro São Pedro, próximo ao Jardim Bela Vista. A área construída será de aproximadamente 1000 m², com quatro salas de aula, oficinas, parte administrativa, biblioteca e sala de informática. A capacidade é para uma média de 180 alunos, sendo 45 em cada sala.

Mecânica industrial e automotiva são alguns dos cursos

A previsão é que sejam instalados sete cursos técnicos, inicialmente. Segundo Lécio Rodrigues, foi feito um diagnóstico no município, em função das indústrias, e já estão definidos os cursos de mecânica industrial e automotiva, mecânica elétrica predial e industrial, além do curso de costura. No mesmo prédio haverá espaço de 100 m² para ampliar o treinamento que é realizado na Assistência Social de Arcos (ASA) atualmente. Também serão oferecidos cursos de modelagem, corte/costura e mecânica de máquina. Os demais ainda não foram informados. 

Segundo o secretário de Planejamento, Lécio Rodrigues, o término da obra está previsto para outubro de 2008 e as aulas devem começar em novembro.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), segundo informações publicadas no site da instituição, foi criado em 1942. É a maior rede privada de educação profissional do país e da América Latina. A manutenção cabe às indústrias, por meio de contribuição compulsória. Foi organizado e é dirigido pela CNI – Confederação Nacional das Indústrias, “para garantir a formação adequada de trabalhadores, necessária para aquele momento histórico e econômico do Brasil”.

Curiosidades Destaque Túnel do Tempo