A calça rosa e a geladeira azul, livro de Vagna Oliveira

A calça rosa e a geladeira azul, livro de Vagna Oliveira

Livro de Vagna Oliveira resgata memórias

de toda uma geração

  

A escritora é natural de Pimenta, criada em Pains e residente

em Arcos há quase 30 anos

l

Professora e escritora Vanga Oliveira

  

Um “afago no coração” – Se você gosta de ler sobre memórias, não pode deixar de adquirir o livro da professora e escritora Vagna Oliveira Almeida, integrante da Academia de Letras Arcoense, lançado no dia 26 de maio, em evento realizado na Casa de Cultura de Arcos.

A calça rosa e a geladeira azul reúne 47 crônicas que despertam a imaginação, “transportando” o leitor para os cenários descritos pela autora. Os textos provocam um misto de bem-estar, aconchego e saudosismo. Alguns deles: O gosto das maçãs, Os bebês que vinham do avião, A loira do macacão, Coisas de papai, O andarilho, A casinha do joão-de-barro – com um questionamento que nos faz refletir: “Fico me perguntando se os filhos de hoje amam os pais tanto quanto nós amamos os nossos”. 

Durante o lançamento, Emília Silva Santos (9 anos), aluna da escola municipal Santo Antônio, surpreendeu ao entrar no teatro declamando uma das crônicas do livro.

Outros textos foram interpretados em cenas teatrais. As atrizes foram ex-alunas de Vagna: a empreendedora Samyra Andrade Miranda, a professora Ana Carolina Gomes Braga, a artista plástica Beatriz Ferreira de Souza.

Vagna nasceu em Pimenta onde permaneceu até os 5 anos; depois mudou-se para a região de Pains (Mato das Frutas) onde morou quase 30 anos. Graduou-se em Letras, em Formiga, especializando-se em Educação. Iniciou a carreira de professora em 1989. Foi aprovada em três concursos públicos, tornando-se professora nas redes municipal e estadual de ensino. Mora em Arcos desde 1994, quando se casou com Pedro de Paula Ameida. O casal tem dois filhos: João Pedro e Débora.  

O prefeito de Pains, Marco Aurélio Gomes, estava presente ao evento e disse que era um dia histórico para aquele município, transmitindo à autora o abraço de todos os painenses.

A presidente de honra da Academia de Letras Arcoense, Lázara Teixeira de Souza, cumprimentou a escritora, “primeiro como profissional da família […] e depois como professora e consequentemente escritora”.

A atual secretária de Educação, Lidiane Silva, disse que Vagna consegue fazer o que é mais difícil para um escritor: “Quem ousa escrever, sabe que é mais fácil buscar palavras difíceis para ficar bonito. Vagna faz o oposto disso: busca no simples para se tonar o belo (…), com toda sensibilidade”.

“Que ela possa inspirar tantos outros talentos a escrever suas memórias”, disse o prefeito de Arcos, Claudenir Melo, que chegou nos momentos finais.

Lázara Souza e Aulsênia Vidal, ex-secretárias de Educação de Arcos, estavam presentes, assim como a atual secretária, Lidiane Silva, além de vários outros educadores

O psicólogo Evandro Santana foi convidado a fazer uma apresentação do livro e escreveu um texto para a ex-professora: “Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”, palavras do filósofo Edmund Burke. Data venia, faço aqui um trocadilho: O homem que não sabe contar a sua própria história está fadado a se perder. Dona Vagna rememora a sua, pois contar ela já o faz, com sua postura cotidiana, ou seja, ela é testemunho; e ser testemunho é dar o exemplo. Nestas páginas, o leitor encontrará palavras de devoção a Deus, saudade e gratidão pela própria vida. Aristóteles diz que pensamos por imagem. Constatei, em minha leitura, que Dona Vagna pensa por tonalidades de cores e intensidades de afetos por coisas simples, em seu livro A calça rosa e a geladeira azul”, concluiu.

Em síntese, é um livro que emociona quem é da geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 e 1964) e também da “Geração X” (nascidos entre 1965 a 1980); e surpreende as gerações posteriores: Y (nascidos entre 1981-1996), Z (1997-2010) e Alfa (nascidos a partir de 2010).

Para adquiri-lo, envie mensagem para: 9 9826 – 4062; ou acesse o link: https://www.paginaseditora.com.br/product-page/a-cal%C3%A7a-rosa-e-a-geladeira-azul

Vagna Oliveira e familiares

Destaque Site antigo