Dirigir com a habilitação (CNH) vencida pode dar multa e retenção do veículo

Dirigir com a habilitação (CNH) vencida pode dar multa e retenção do veículo

Dirigir com a habilitação (CNH) vencida pode dar multa e retenção do veículo

Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos deveres de todo o motorista, para comprovar que continua em condições de conduzir os veículos para os quais foi habilitado. As renovações devem ser realizadas periodicamente, conforme a faixa etária de cada condutor. Mas, eventualmente, há quem se esqueça dessa obrigação na data certa. Dos 19.785 condutores habilitados em Arcos, 150 já estão com suas CNH e, em maio, estão por vencer outras 332 carteiras. Os dados foram obtidos junto à Seção de Estatística, referentes ao dia 28/04/2022, através da Assessoria de Imprensa do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Saiba como renovar sua CNH
O Detran-MG, conforme seu sítio na internet, informa: “A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), deverá ser renovada a cada dez anos, para condutores com idade inferior a 50 anos; a cada cinco anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos, e a cada três anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 anos, no município de residência ou domicílio do habilitado.
Ainda segundo a página, para os condutores habilitados em Minas Gerais, o encaminhamento da renovação é feito de forma “on-line”, dispensando a ida ao Detran-MG, exceto se houver alguma restrição ou indicação para que o condutor compareça ao atendimento presencial.
Os passos para solicitar a renovação da CNH são os seguintes:

  1. Preenchimento do formulário eletrônico (https://detran.mg.gov.br/habilitacao/renovacao-da-cnh-1/solicitar-renovacao-da-cnh)
  2. Após o preenchimento do formulário, será gerado o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). As informações sobre a clínica médica onde será feito o exame estarão no DAE;
  3. Entrar em contato com a clínica para agendar data e horário do exame; e
  4. Imprimir o DAE e efetuar o pagamento.
    Feito isto, o condutor deverá comparecer à clínica médica especificada no DAE para realização do exame médico e do exame psicotécnico. Ainda conforme o site, os valores para realização dos exames médico e psicotécnico devem ser pagos na clínica, no dia agendado para o exame. O exame psicotécnico é exigido apenas para quem exerce atividade remunerada com o veículo.
    Concluído o processo, a CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG. Manter o endereço atualizado junto ao seu Detran é outra obrigação do condutor.
    … e se dirigir com a CNH vencida?
    Conforme resposta da Assessoria de Comunicação do Detran-MG, “O artigo 162, no inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece infração para o condutor que estiver dirigindo veículo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. O mesmo artigo considera a infração “gravíssima”, com sete pontos aplicáveis e uma multa de R$ 293,47. Além disso, o condutor terá sua CNH recolhida e o veículo retido.

CNHs vencidas
Em Formiga, dos 32.154 habilitados, 214 já estão em condição irregular e outros 543 terão suas habilitações vencidas até o final deste mês. Em Lagoa da Prata, dos 22.118 habilitados, 115 já estão vencidas e outras 392 vencem neste mês. Em Bambuí 85 já estão vencidas e outras 170 vencerão até o final de maio. Em Pains, 16 já irregulares e, até o final deste mês, mais 34. Em Iguatama, já vencidas, 12 e a vencer em maio, 37. Por fim, em Japaraíba, 10 CNHs já perderam sua validade e outras 23 atingirão o limite.

Frota de veículos
Para finalizar apresentamos uma ideia sobre a frota de veículos. Arcos tem a terceira maior frota de veículos, com 29.733 veículos. Formiga conta a maior, com 47.314 veículos, Lagoa da Prata está em segundo, com 35.997. Bambuí segue Arcos, com 14.436. Depois Pains, com 4.600; Iguatama, com 3.732 e Japaraíba, com 2.673 veículos, desde a motocicleta e o automóvel, até ônibus, caminhões e motor homes.

Arcos e Região Curiosidades Destaque