Dia de Nossa Senhora de Fátima 

Dia de Nossa Senhora de Fátima 

Dia de Nossa Senhora de Fátima 

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorezinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

Na última aparição, identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.

… no Brasil

No dia 13 de maio de 2008 foi inaugurada em Fortaleza, no Estado do Ceará, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua tem 15 metros de altura e foi feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz.

No dia 28 de maio de 2011 foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro, um santuário localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, composto por uma réplica da famosa Capelinha das Aparições original da Cova da Iria, no Santuário de Fátima, em Portugal.

A invocação de Nossa Senhora de Fátima é também a padroeira do Município de Lucas do Rio Verde, onde também existe uma igreja em sua homenagem, pertencente a Diocese de Diamantino, e é ainda padroeira do Sport Club do Recife, clube brasileiro de desportos.

No município de São Benedito, na serra de Ibiapaba, no Ceará, foi edificada uma igreja em Sua honra conhecida como o Santuário de Fátima da Serra Grande e à qual foi oferecida uma imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo próprio santuário português e as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta Marto pela própria postulação dos Pastorezinhos de Fátima.

Fonte: Wikipédia

Arcos e Região Curiosidades Destaque