Rúbia Fernandes é a nova corredora Sicoob Arcomcredi

Rúbia Fernandes é a nova corredora Sicoob Arcomcredi

Rúbia Fernandes é a nova corredora

Sicoob Arcomcredi

Rúbia Fernandes, entre Luciano Vagner Ferreira, Arisson Roque e Ives Andrade

Rúbia, corredora arcoense de provas curtas até 21km (meia maratona), mesmo sem ser profissional, vem chamando a atenção e conquistou uma bela vitória fora do esporte. No dia 09 de maio, Rúbia assinou contrato de patrocínio com o Sicoob Arcomcredi e poderá contar com um recurso mensal para poder planejar e realizar seus objetivos esportivos. Em contrapartida, ela correrá usando a marca e promovendo o Siccob Arcomcredi.

Mas, essa história não começou agora. Iniciou faz quase 6 anos…

Em 2016, diante com um grave problema de saúde, Rúbia reagiu bem-humorada, quase em tom de brincadeira, dizendo ao seu médico, após a cirurgia: “não posso morrer agora, não, doutor, eu ainda tenho que correr a São Silvestre! ” … e assim, começou a trajetória da corredora Rúbia que, até ali, nunca havia praticado esportes.

Rúbia Fernanda Gonçalves Fernandes, natural de Betim, nasceu dia 26/04/81. De uma família, com oito irmãos, seu pai trabalhava como pedreiro e sua mãe como faxineira e todos foram criados “no caminho das pessoas de bem e eles estariam muito felizes hoje”, lembrou Rúbia com saudades.

Em 1996, ela conheceu seu marido Wellington Aparecido Fernandes, que estava em Betim. Namoraram, se casaram, vieram para Arcos e tem um filho, Henrique Augusto – estudante de engenharia da computação no IFMG/Bambuí. Wellington, além de esposo, assumiu o papel de assessor, agente e torcedor. Ele acompanha Rubia não só nas provas, como também nos treinamentos rotineiros. Quando os veem treinando, logo comentam: “lá vai a corredora com o moço da bicicleta”.

O treinamento

Após sua cirurgia e a liberação do médico, ela começou a treinar e, em 2016, foi a Formiga para sua primeira participação em provas. O objetivo, naquela prova, era conhecer como funcionava o mundo das competições. Rúbia, mesmo sem conseguir correr toda a prova, conquistou terceiro lugar na categoria: “Eu nem sabia que existiam categorias, por gênero e faixa etária”. Mas, com o primeiro troféu “ela foi pegando gosto, conhecendo outras corridas, outras pessoas” – conta Wellington, sempre atento para apoiar sua esposa. Ele relata que “até agora, foram 130 provas das quais Rubia participou. Já conquistou 114 pódios e desses, 54 primeiros lugares gerais, na categoria feminina.

Certamente, esses resultados positivos de Rubia não chegaram por acaso. Rubia conta que, em meados de 2017, começou a receber dicas de um treinador. “Mas, treinamentos regulares com planilhas, iniciaram em 2018, com o apoio da Casa do Corredor de Belo Horizonte”.

Rúbia pratica seis vezes por semana, sob a orientação do treinador Vanderley Henrique Guerra, e explica: “… conforme a prova do mês, ele manda a planilha orientada para a competição”. Rubia também recebe apoio de nutricionista especializada, Ramielli Calmon. Ela destaca também os apoios que tem em Arcos: Centro de Treinamento Funcional (Arcos), Espaço Ágape e Robson Suplementos.

Provas mais importantes

  • Meia Maratona de Belo Horizonte (MG) – 10km: 3º lugar (2018)
  • Meia Maratona de Florianópolis (SC) – 5km: 2º lugar geral (2018)
  • Corrida Mulher Maravilha de Belo Horizonte (MG) – 5km: 2º lugar geral (2018)
  • Corrida dez milhas Garoto (ES): 1º lugar na categoria faixa etária (2019)
  • Meia Maratona do Descobrimento de Porto Seguro (BA) – 10km: 1º lugar geral (2019)
  • Corrida da TV Alterosa Campo Belo (MG) – 10km: 1º lugar geral (2022)

“Além dessas, que são as principais, dentre as 130 realizadas, tenho três participações na São Silvestre (2017, 2018 e 2019)”, lembrando-se do desafio que fez anos atrás e que foi a impulsão para sua história como corredora.

Para 2022, ela pretende participar ainda das Dez Milhas Garoto (ES), da Volta da Pampulha (MG) e da tradicional Corrida de São Silvestre (SP), além das provas em Divinópolis (em junho) e Inhotim (em julho), promovendo o Sicoob Arcomcredi.

Arcos e Região Destaque Esporte