Dia do Reggae

Dia do Reggae

Dia do Reggae

crowd in front of people playing musical instrument during nighttime
Photo by picjumbo.com on Pexels.com

Reggae é um gênero musical criado na Jamaica do fim da década de 1960, a partir dos gêneros ska rocksteady. Embora por vezes seja usado num sentido genérico para referir-se à maioria dos tipos de música jamaicana. No Brasil, é um ritmo predominante no estado do Maranhão.

O reggae baseia-se num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska e o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa “terceira batida”, sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.

No Brasil, 11 de maio, que marca a morte de Bob Marley, foi instituído o Dia Nacional do Reggae por força de lei, sancionada em 2012, com objetivo de homenagear esse ritmo incorporado à cultura popular brasileira por tantos artistas, desde Gilberto Gil, passando por Chico César e Edson Gomes.

Fonte: Wikipédia

Cultura e Entretenimento Curiosidades Destaque