Maio, mês dedicado à Maria Mãe de JESUS, às mães, às noivas e às famílias

Maio, mês dedicado à Maria Mãe de JESUS, às mães, às noivas e às famílias

Maio, mês dedicado à Maria Mãe de JESUS, às mães, às noivas e às famílias

people woman art architecture
Photo by Burak Evlivan on Pexels.com

 

Maio é um mês muito especial, para os cristãos católicos, pois é dedicado a Maria Mãe de JESUS, as mães, as noivas e as famílias, também conhecido popularmente como o mês das noivas.

São José, espelho do trabalhador honesto, Maria Mãe de JESUS e maior modelo de mãe.

O mês de maio iniciou, trazendo em seu primeiro dia, a comemoração ao dia mundial do trabalho e também o dia de São José Operário. Destacamos a importância do trabalho para a vida pessoal, para a família e para a sociedade em geral. O fruto do trabalho garante nosso desenvolvimento e sustento. Todos deveriam ter emprego digno com salário correspondente assim como, casa/ lar, alimentação, direito a saúde, a segurança e a educação. (Lc 10,7 “Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.”)… (ver completo Lc 10,1-8). Porém, uma grande parte da população vive com muito pouco ou quase nada, muitos não têm o que comer, lamentavelmente, por isso devemos lutar pelos direitos dos trabalhadores. Este dia dedicou-se a agradecer a todos os trabalhadores, por suas lutas diárias e pelo sustento das famílias. São José, padroeiro dos trabalhadores e das famílias, figura importante de um simples carpinteiro, o qual foste escolhido por DEUS, para ser “Pai” de JESUS e ser o esposo de Maria a mãe de JESUS, que unidos formam a Sagrada Família de Nazaré, “JESUS, MARIA e JOSÉ”.

No dia 15 de maio celebra o dia Internacional da Família, dia de recordarmos da importância da vivência em oração em família, em que nossas decisões devem ser tomadas observando as vontades de Deus.

Neste período, em que as igrejas ficam decoradas com flores e rosas devido as coroações marianas, muitas mulheres ficam inspiradas e disputam datas para celebrar o Sacramento do Matrimônio (Sacramento da Família), por este motivo o mês de maio ficou popularmente conhecido como o mês das noivas.

Também no mês de maio, sempre aos segundos domingos se comemora o dia das mães, neste ano de 2022 será comemorado no dia 08 de maio. Esta data comemorativa é um momento de celebrar e agradecer as mamães à dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos, de forma incondicional. A Igreja dedica este mês, a Nossa Senhora e às devoções mariana. São realizadas coroações com músicas marianas, que acontecem normalmente após as celebrações da Santa Missa ou da Palavra, nas igrejas e em casas nas comunidades, sem deixar de lado a liturgia diária, a celebrações de DEUS pai todo poderoso e de Nosso Senhor JESUS CRISTO nosso Salvador. As coroações são bastante dinâmicas e abrangentes, visto que são realizadas por pessoas de diversas faixas etárias desde criancinhas de colo a idosos. Esta mistura de idades e classes sociais é muito importante para alcançar uma perfeita harmonia entre a igreja e as famílias. Referente à Maria Santíssima, vale ressaltar que embora existam vários títulos/ nomes a Nossa Senhora, só existe uma, cujo nome é MARIA a mãe de JESUS o CRISTO filho de DEUS.Segue alguns dos nomes mais comuns originários dos países e lugares onde Ela apareceu aos fiéis:Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes, Das Graças ou da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Assunção.

As profecias apontavam Maria a ser mãe de JESUS. (Isaias 7,14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel Deus conosco”).

Trechos da Ladainha de Nossa Senhora:

 Mãe do Salvador, Casa de ouro, Arca da aliança, Porta do céu, Rainha da paz.

Estes trechos nos mostram que, por meio de Maria DEUS nos deu o Salvador, (Lucas 2,11 “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”). A Arca da aliança significa a presença de DEUS a qual Ele se manifestava no meio do povo. (Hebreus 9,3-4 “Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança”).  Portanto Maria, Aquela que trás no seu ventre JESUS, o tesouro verdadeiro, aquela que trás o pão vivo decido do céu, (João 6,51 “Eu sou o Pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne”). Aquela que trás a árvore da vida e não somente um galho, (João 15,1-2 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor, todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”). Aquela que trás não somente as tabuas da aliança e as  leis, mas Aquele que é a verdadeira aliança, Aquele que é a verdadeira palavra de DEUS. (Mateus 26,27-28 “em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados”) e (João 1,1; 14 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.*E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.”)

      Deste modo podemos afirmar que Maria é santíssima, pois, trouxe em seu ventre o SANTO DOS SANTOS, que é a mãe de Nosso Salvador o Cordeiro de Deus, e que todas as pessoas deve eternamente ter o devido respeito com Ela afinal, (“Todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Lc 1,48”) por meio de Maria DEUS se manifesta no meio de nós.  Obs.: Magnificat ler: (Lucas 1,26-56).

Devemos escutar a voz de DEUS e fazer sua vontade, nos colocando a serviço dos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. (“Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra (Lucas 1,38”). Quando fazemos o bem aos outros, é a CRISTO que fazemos, então ficaremos cheios de alegria e repleto do Espírito Santo de DEUS, ai sim digamos: (“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, Lucas 1:46-55” ).

Que lindo! Falar desta querida mãe Maria é mais que ler a bíblia é vive – lá em CRISTO JESUS.

Neste mês de maio, vamos pedir a JESUS CRISTO, por intermédio de Nossa Senhora que abençoe cada trabalhador para que não falte o alimento e a dignidade em seu lar, a todas as mães para que não falte a união e o amor entre seus familiares e por todas as famílias para que se respeitem.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco e salve a Maria!

Antônio Airton de Sousa

Pastoral do Batismo

Paróquias Nossa senhora do Carmo

Paróquia são Cristóvão

Antonio Airton Arcos e Região Destaque