1ª Cavalgada ecológica do Rotary Club de Arcos foi sucesso!

1ª Cavalgada ecológica do Rotary Club de Arcos foi sucesso!

1ª Cavalgada ecológica do Rotary Club de Arcos foi sucesso!

Com o objetivo de chamar atenção e contribuir com a temática lixo rural e desenvolvimento sustentável o Rotary Club de Arcos, EMATER-MG, Associação de recicladores Arcoense (ARA), Prefeitura Municipal de Arcos, Sicoob Arcomcredi, Marmoraria Arcoense, Solar Arcos, Sicoob União Centro Oeste, Arcos Agropecuária, Arlim Bar e Restaurante e Transbrasil realizaram a 1ª Cavalgada Ecológica em Arcos.

O trajeto selecionado partiu de Arcos sentido comunidade rural das Paineiras, passando pela comunidade Piranha, em frente ao sítio do Katitu passando pelo rio São Miguel até a Fazenda do Leonardo.

No mês de abril foi feito um trabalho de divulgação pelo Rotary Club e EMATER-MG junto aos moradores rurais no trajeto descrito motivando-os a pensar sobre o lixo rural e fazer um bota fora do lixo existente em suas propriedades. Foram utilizados WhatsApp, Facebook, telefonemas, visitas de casa em casa.
Nos dias 12 e 14 de abril, com a participação efetiva do ARA, Prefeitura Municipal de Arcos e EMATER-MG, foram retirados dois caminhões de lixo da zona rural. O material foi destinado ao ARA e representa uma oportunidade de melhoria da renda per capita dos integrantes.

No dia 16 de abril como parte da 1ª Cavalgada Ecológica do Rotary Club de Arcos o trajeto de 20 km onde foi coletado o lixo foi percorrido por 31 cavaleiros e amazonas chegando na Fazenda do Leonardo onde, nesse dia foi feita a confraternização com a queima do alho pelos voluntários do grupo ‘Herança de Tropeiro – Arcos.

A garotinha Izabela Aparecida Cardoso Franco, de seis anos, filha do casal Isaias Cardoso Franco e Ariane Keli, cavalgou os 20 km do trajeto, montada na égua Futrica e foi eleita a Madrinha da 1ª Cavalgada. No ano que vem (2023), na 2ª cavalgada, ela passará o título para outra pessoa.

Cada patrocinador recebeu do Rotary Club Arcos, um troféu de agradecimento. Teve sorteio de bonés, chapéus e insumos pela Agropecuária Arcoense.

O evento contou com a participação do prefeito municipal Claudenir José de Melo, do residente em Pains assistente de Governador do Rotary Distrito 4560, Reies.

Valiosa presença registrada do João Nunes do lanche popularmente conhecido no Brasil como Mensageiro Ecológico. Vestido a caráter, com materiais que são recicláveis, passou uma mensagem de respeito e cuidados com a água, responsabilidade com as questões da dengue e o meio ambiente como um todo. Participou da coleta de lixo e da cavalgada. Foi brilhante. Leonardo comentou que: “a comunidade rural solicitou reunião com Rotary, EMATER-MG e Prefeitura Municipal para discutir o lixo rural principalmente o da entrada das paineiras onde pessoas de diferentes bairros urbanos depositam lixo de oficinas, animais mortos (frangos, cachorros etc.) e carnes perdidas (linguiças, ossos de bovinos, suínos e outros).”

Zenaido, presidente do Rotary Club Arcos e funcionário da EMATER-MG, reforçou a preocupação sobre a importância da coleta seletiva de lixo e a preservação ambiental. “Na zona rural estão reunidas várias histórias e memória de um meio ambiente saudável que foi degradado ao longo dos anos. Chegamos no limite. Temos que agir para melhorar. Nós e as gerações sucessoras dependemos do meio.” finalizou.


Texto: Dimas Rodrigues

Arcos e Região Destaque Notícias