A Campanha da Fraternidade 2022 foi lançada oficialmente na última quarta-feira de cinzas (02), tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala Com Sabedoria, Ensina Com Amor”.

A Campanha da Fraternidade 2022 foi lançada oficialmente na última quarta-feira de cinzas (02), tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala Com Sabedoria, Ensina Com Amor”.

A Campanha da Fraternidade 2022 foi lançada oficialmente na última quarta-feira de cinzas (02), tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala Com Sabedoria, Ensina Com Amor“.

Temos muitos meios de comunicação que trazem como destaque o tema “educação como pilar da paz”. Com certeza a educação é o caminho para o conhecimento geral para discernir entre os interesses pessoais dos de bem comum, também é muito importante para o equilíbrio sócio-econômico/mundial. 

O tema “Fala com sabedoria, ensina com amor servirá para abrir nossos olhos, pois neste mundo tecnológico onde nos comunicamos em tempo real mesmo a longa distância, não olhamos nos olhos e não notamos a linguagem corporal. Tantas palavras e frases mal faladas ou mal interpretadas ditas às quais não poderão ser apagadas, palavras ofensivas que estimulam o ódio. 

Falar com sabedoria é lançar palavras que edifiquem e transformem uma situação ou uma pessoa a produzir bons frutos. Ensinar com amor é conseguir passar tudo aquilo que for possível a uma pessoa, sempre olhando com amor as suas lutas e limitações, principalmente ensinar por meio de exemplos edificantes.    

Embora o ser humano se desenvolva em diversos aspectos, infelizmente continuamos vendo muitas atitudes primitivas sendo cometidas na atualidade.

É sabido que sem amor, somos pessoas de coração duro. Fico pasmo ao ver guerra armada, uma nação atacando a outra, atirando mísseis, matando, sequestrando, roubando, oprimindo, torturando…, sem nenhuma compaixão. 

A educação será fraterna quando falada com a sabedoria de DEUS e ensinada com amor de JESUS. Por meio das Sagradas Escrituras, entendemos que o amor é o melhor caminho para a unidade.

Evangelho /Mateus cap.22 versículos 36-39

Um”  perguntou a Jesus Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ame ao teu próximo como a si mesmo” 

 Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor1 Coríntios cap.13 versículo 13  

Nestas duas passagens bíblicas percebemos que, ao amarmos a DEUS sobre todas as coisas, seremos menos preocupados com bens materiais, portanto menos gananciosos. Amando o próximo como amamos a nós mesmos, certamente não faria mal às pessoas, ao contrário, faria somente o bem. O amor abre nossos olhos e passamos a enxergar as pessoas com os olhos de DEUS.

A Campanha da Fraternidade é lançada sempre na quarta-feira de cinzas, dia que marca o início da quaresma. Na celebração da santa missa de cinzas é traçada um sinal da cruz na cabeça dos fiéis com cinza umedecida com água benta. As cinzas utilizadas provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. No ato da aplicação do sacramental na testa, o sacerdote profere as seguintes palavras Convertei-vos e crede no Evangelho”  (Mc 1-15)

 Lembra-te que tu és pó e ao pó tornarás”. Gênesis cap.3 versículo19.

  É importante mencionar que no livro de Gêneses cap.2 versículo 7O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.  Ou seja, nascemos como sopro do Espírito Santo, mas à medida que pecamos começamos a perdê-lo, quando ficamos sem o Espírito de DEUS nos tornamos pessoas ruins, vingativas, então voltaremos a ser pó. Tem muitas passagens bíblicas que relatam pó e cinzas, gostaria de mencionar um tempo em que, o povo estava em pecado e DEUS resolve enviar uma mensagem de arrependimento, Jonas cap. 3 versículo 6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, ele levantou-se do seu trono, e tirou as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza

Estamos, portanto, no tempo litúrgico da QUARESMA. Tempo de reflexão, arrependimento, conversão, perdão, de olhar para trás, ver nossos erros, tirar tudo que nos paralisa, que nos destrói, que nos fere e aparar nossas arestas as quais ferem os outros. Tempo de fortalecer espiritualmente, de voltar à amizade com as pessoas e com nosso PAI CRIADOR. 

Os três exercícios da quaresma são: oração, penitência e caridade. 

Oração inclui falar com DEUS e ouvi-lo, para isto se faz necessário ler a Bíblia Sagrada.

 Penitência é uma forma de aproximação e reconciliação com DEUS. Inclui saber o que é certo ou errado, arrepender-se dos erros, afastar se daquilo que nos distância das pessoas e de DEUS, abster-se em jejum de certos hábitos ou prazeres carnais, principalmente abandonar os vícios da escravidão que são sustentados pelo maligno e perdoar quem nos ofendeu.

Caridade consiste em olhar as pessoas com os olhos de DEUS e fazer a ela o que CRISTO às faria, principalmente amando as sem distinção.

Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Antônio Airton de Sousa

Pastoral do Batismo

Paróquias Nossa senhora do Carmo

Paróquia são Cristóvão

Antonio Airton