Igreja e Sociedade atual

Igreja e Sociedade atual

Igreja e Sociedade ATUAL

Carnaval,  festa tradicional realizada em diferentes regiões do globo terrestre. O Brasil tem o maior e mais famoso carnaval do mundo, que ocorre no mês de fevereiro ou março, num período de três dias ou mais, o qual finaliza na chegada da Quarta-Feira de Cinzas, período que antecede 47 dias da Páscoa.

Embora o forte secularismo presente no Carnaval, não é uma festa de invenção brasileira. Teve origem e se popularizou na antiguidade, com finalidade de festejar os deuses pagãos e a natureza. São usados alegorias, máscaras e trajes especiais nas festas permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana, extravasar a alegria e fantasias, normalmente regadas à bebidas alcoólicas.

É bom lembrar que embora seja cultural, é somente uma festa passageira e a vida continua, pois com o uso excessivo de bebida alcoólica e outras drogas lícitas ou ilícitas, aliadas à libertinagem podem gerar grande risco à saúde física, mental, social e espiritual.

Neste período festivo, milhares de pessoas são seduzidas e influenciadas à libertinagem, se iludindo com os prazeres carnais e passam a fazer de seus cotidianos infindáveis carnavais. Temos pontos indesejáveis, como brigas, assassinatos, acidentes de trânsitos por pessoas alcoolizadas e que adormecem ao volante, estupros, doenças sexualmente transmissíveis, adultérios, gravidez indesejadas, que podem acabar em aborto. O desrespeito humano e a desvalorização da mulher são gritantes. Devemos enfatizar a apologia ao sexo, atentado ao pudor, incentivo ao uso e comercialização de drogas e desrespeito religioso.

   A quarta feira de cinzas é o período que marca o início da quaresma. Com calmaria, chega um tempo de reflexão e reparação dos danos Espirituais, que é quando encontramos um DEUS PAI a nos receber de braços abertos como um filho pródigo, pois gastamos todos nossos bens e moral. Por isso, quando nos sentimos vazios voltamos à casa do Pai.    (Ver. Lucas 15,11-32)  

 Temos que ter consciência de nossos atos, pois uma festa alegre pode tornar uma realidade de pesadelo irreparável.

 Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Antônio Airton de Sousa

Pastoral do Batismo

Paróquias Nossa senhora do Carmo

Paróquia são Cristóvão

Antonio Airton