Ala de atendimento às síndromes gripais é instalada no Hospital de Iguatama

Em razão do aumento expressivo de síndromes gripais em Iguatama, a Secretaria Municipal de Saúde instalou no Hospital Municipal São Francisco uma ala específica de atendimento para esses pacientes, trazendo maior eficiência no atendimento e segurança para pacientes e colaboradores do hospital.

Prefeitura de Iguatama e Unicesumar: em breve, parceria de sucesso

Foi realizada na terça-feira, dia 08, uma reunião entre o Prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes; a Secretária de Saúde, Aline Arantes; o tutor do Polo UniCesumar Arcos, Felipe Modesto e o Supervisor da UniCesumar de Arcos, Walisson Vitor. A reunião é uma tratativa de parceria entre o município e o polo da Faculdade, visando beneficiar os servidores públicos da Prefeitura, que ao optarem por fazer um dos mais de 80 cursos de graduação oferecidos pela Faculdade terão desconto de 50% nas mensalidades. Em breve, a parceria será formalizada e os interessados terão esse benefício.

 

Motoristas das ambulâncias recebem treinamento do SAMU

Na tarde de quinta-feira, 03/02, motoristas das ambulâncias do Hospital Municipal São Francisco receberam um treinamento de primeiros socorros com a enfermeira do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Liliane Pena. Foram ensinadas táticas de primeiros socorros das urgências mais comuns, como: parada cardiorrespiratória; engasgo; convulsão; hemorragias; queimaduras; entre outros, tudo isso buscando facilitar o primeiro atendimento às vítimas. Logo em seguida, o Condutor e Controlador de Frotas do SAMU, Rangel Ramires, passou aos motoristas dicas de direção defensiva, como transportar pacientes e equipe médica com rapidez e segurança.

 

Atividade educativa com gestantes do PSF Alto São Francisco

Aconteceu na manhã de terça-feira, 08/02, a primeira atividade educativa com as gestantes do PSF (Programa Saúde da Família) Alto São Francisco. Na ocasião, o dentista Dr. Guilherme Soares passou orientações sobre a saúde bucal das gestantes e também pontuou sobre a importância da prevenção e da avaliação com o dentista para evitar doenças que possam complicar o período gestacional. Durante o pré-natal, todas as gestantes têm direito ao atendimento multidisciplinar, ou seja, além da avaliação mensal com obstetra, elas devem passar pelo menos uma vez durante a gestação em avaliação com o dentista, nutricionista e psicóloga. Essas avaliações devem ser agendadas no PSF de referência da gestante e mesmo que a grávida faça acompanhamento particular, ela deve procurar pelas avaliações dos outros especialistas para uma gestação mais tranquila e saudável.

 

Iguatama recebe visita técnica da Funasa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais, uma visita técnica na cidade de Iguatama. A visita ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que encontra-se com sua obra paralisada há vários anos, e também nos poços de captação de água, onde em breve será construída uma ETA (Estação de Tratamento de Água). A visita foi realizada pela superintendente estadual, Edicleusa Veloso, e pelo engenheiro e analista de projetos da Funasa, Antônio Otávio; Prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes; Secretário de Meio Ambiente, Eder Rezende; engenheiro municipal, Antônio Carlos; Secretário de Obras, Moacyr Carvalho. O intuito da visita é a liberação, por parte da FUNASA, da verba de dois projetos, sendo eles a conclusão do esgotamento sanitário com o valor aproximado de R$ 1,5 milhão e tratamento de água potável com valor aproximado de R$ 4,5 milhões. Para Edicleusa Veloso, “a implantação de obras desse porte irá contribuir muito para a qualidade de vida dos Iguatamenses, além, é claro, de preservar o Meio Ambiente. Essas são obras primordiais para a saúde pública e ambiental”, termina.

 

Fonte: ASSCOM PREFEITURA DE IGUATAMA

Site antigo