Um ano de 2020 com incertezas

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 18/01/2020) – Edição 2035

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! O ano anterior foi marcado pelas dúvidas que pairavam sobre o nosso futebol de campo, porque ninguém sabia ao certo o calendário esportivo de 2019. O ano de 2020 ainda segue o rumo do ano passado, ou seja, não temos o posicionamento do futuro do nosso futebol de campo. Os dirigentes ficam na expectativa de que algo novo possa acontecer, e que realmente tenhamos um ano recheado de futebol e que novas conquistas cheguem para alegria dos torcedores. O campeonato regional sub-23 deverá abrir a temporada do nosso futebol amador, porém, se trata de um torneio particular. O Vila Esporte Clube, que ostenta o bicampeonato, deverá estar em campo novamente e tentar o tricampeonato. O Bela Vista, Associação e Ypiranga são outras equipes que, possivelmente, estarão na disputa do regional Sub-23 neste ano, porque se trata de um torneio que tem como principal objetivo revelar jogadores. Já o campeonato municipal da categoria de base continua sendo uma esperança de crianças e adolescentes de Arcos. Mesmo que ainda não exista uma confirmação dos organizadores, ainda há a esperança de que tenhamos esse torneio que reúne crianças e adolescente com idade entre 8 e 15 anos. A última edição do campeonato municipal da categoria de base foi realizada no longínquo ano de 2017, e ainda continua viva na lembrança dos desportistas. Porém, a incógnita continua e ainda não se pode garantir absolutamente nada. Quando se refere a campeonato para adultos, a historia pode mudar de figura, pois tivemos a realização do Campeonato Arcoense de Futebol, que teve pontos positivos e negativos. No “fritar dos ovos”, o Campeonato Arcoense de Futebol conseguiu agradar a maioria dos participantes; e entre os pontos positivos, foi o resgate da juventude arcoense para dentro dos gramados e, mais propriamente, dentro das quatro linhas. Neste ano, espera-se que tenhamos algumas correções no torneio para adultos e que também o municipal da categoria de base se torne uma realidade. Como ainda estamos no início do ano, temos que aguardar um posicionamento e assim teremos como analisar. O desejo é que 2020 seja um ano de muito futebol dentro das quatro linhas e menos incógnitas fora dos gramados. Concorda?

 

Futebol Profissional

Este ano deverá ser um dos piores em se tratando de futebol profissional em Minas Gerais. O Atlético terá o desafio de disputar a série A e o Cruzeiro e América estarão na famigerada segunda divisão do campeonato brasileiro. O estado mineiro será protagonista da segundona e os olhares do Brasil estarão fixos nesse fiasco do futebol mineiro. Durma com um barulho deste!

 

Campeonato da Categoria de Base

Sei que estou sendo insistente no que se refere ao campeonato municipal da categoria de base, mas é um torneio que sempre foi a coqueluche do desportista arcoense e era uma festa dentro e fora das quatro linhas. O Municipal de Base era considerado o “campeonato mais charmoso” do nosso calendário e conseguia atrair crianças e adolescente para os estádios nas manhãs de sábado e domingo. Outro detalhe é que os familiares compareciam nos estádios e com isso nossas manhãs eram divertidas. Mas, inexplicavelmente, o torneio desapareceu e sequer se tem uma explicação plausível. Afirmar que o Municipal de Base foi extinto para conter gastos é uma explicação esdrúxula, pois o torneio é de menor custo financeiro para a administração municipal. Portanto, enquanto não se tem um posicionamento sobre o futuro de nossos atletas, vou deixar a lista dos campeões municipais desde que surgiu o torneio. É uma forma de recordar os tempos áureos de nosso futebol e, assim, ainda imaginar que a história ainda possa tomar o rumo correto.

 

Campeões Municipais da Categoria de Base

 

Categoria Mirim

2011……………. Associação

2012……………. Associação

2013……………. Associação

2014……………. Ypiranga

2015……………. Ypiranga

2016……………. Ypiranga

2017……………. Vila

2018……………. não teve campeonato

2019……………. não teve campeonato

 

Categoria Pré-infantil

2011……………. Ypiranga

2012……………. Ypiranga

2013……………. Associação

2014……………. Social

2015……………. Ypiranga

2016……………. Ypiranga

2017……………. Associação

2018……………. não teve campeonato

2019……………. não teve campeonato

 

Categoria Infantil

2011……………. CPU

2012……………. Associação

2013……………. Associação

2014……………. Associação

2015……………. Social

2016……………. Ypiranga

2017……………. Vila

2018……………. não teve campeonato

2019……………..não teve campeonato

Colunas