Quando teremos futebol em Arcos?

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 29/08/2020) – Edição 2066

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Se tem uma pergunta que não tem resposta, esse questionamento se refere ao futebol de campo em Arcos. O ano iniciou cheio de perspectivas ótimas em se tratando de futebol de campo, pois havia uma previsão que teríamos muito futebol e diversos campeonatos. Mas, com a chegada da pandemia, eis que o destino se tornou uma incógnita, pois os torneios que haviam sido iniciados tiveram que ser interrompidos e os que sequer iniciaram não saíram do papel. Consequência de um novo tempo e de novas regras,  assim a dúvida pairou em nosso meio esportivo, sem sequer ter uma luz no fim do túnel, afinal, ninguém sabe ao certo o que será definido em se tratado de esporte amador no Brasil. Neste espaço esportivo, sempre se tem alguma novidade em se tratando de esporte na cidade e região, mas atualmente não se pode garantir absolutamente nada, pois estamos em novos tempos. Obviamente que o desportista está com saudades de sair de sua residência e ir ao estádio para assistir a uma partida de futebol, mas atualmente esse desejo ficou em segundo plano. No momento, posso afirmar que é praticamente impossível termos a continuidade e muito menos o início de algum torneio; conviveremos com um ano atípico e sem esporte em Arcos. Praticamente estamos no mês de setembro e não existe sequer uma luz no fim do túnel. Portanto, lamentavelmente iremos apenas recordar tempos de outrora; e quem sabe, em 2021, tenhamos novos horizontes!

 

Escola de Futebol do Associação

A Escola de Futebol do Associação Atlética Arcoense é um exemplo de como está funcionando o nosso futebol. Mesmo realizando treinos, os técnicos estão limitados a treinos táticos e mantendo a distância entre os atletas. As crianças e os adolescentes que frequentam a escola de futebol se limitam a manter a forma física e, posteriormente, tática. Não estão sendo realizados treinos coletivos. Mesmo assim, a diretoria dos alvinegros está mantendo todas a restrições referentes aos cuidados com seus atletas, para que não tenha que, futuramente, paralisar os atuais treinos.

 

Campeonatos

Sempre é bom lembrar que no início do ano tivemos a abertura da Copa Master, mas o torneio não chegou a concluir a primeira fase, que seria a fase de classificação; ficou no meio do caminho. Já o Regional Sub-23, que tinha como único representante arcoense o Bela Vista, sequer chegou a iniciar. Lembrando que o Bela Vista havia realizado alguns amistosos preparatórios, mas não chegou a realizar nenhum jogo pelo Regional Sub-23. O Campeonato Arcoense de Futebol teve reuniões para definir tabela, regulamento e demais preparatórios; mas, infelizmente, tudo ficou apenas no papel. Existia a expectativa da realização de um campeonato municipal de categorias de base, mas ninguém sabe ao certo se realmente aconteceria este torneio dedicado aos futuros atletas de Arcos.

 

O futebol para crianças

Existem alguns fundamentos básicos que devem ser trabalhados nos treinamentos de futebol para crianças. Para facilitar o entendimento do que traremos nesta edição, vamos dividir as dicas de treino de acordo com cada um desses fundamentos. São eles:

Domínio
condução
passe
chute
cabeceio
marcação
drible
tática
velocidade

 

Os benefícios do futebol para as crianças

O futebol traz diversos benefícios para as crianças. Engana-se quem pensa que ele é responsável somente por garantir a diversão dos pequenos.

Colunas