O que faz e onde atua?

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 26/09/2020) – Edição 2070

Psicóloga Jaqueline Prado

A psicóloga Jaqueline Ap de Mendonça do Prado fala sobre o que significa a psicologia como uma de suas profissões. Além de psicóloga bilíngue (LIBRAS), atua também como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais.

Psicologia  é uma  Ciência que me encanta a cada dia. Essa profissão, ao longo de minha carreira, me fez compreender que é necessária juntamente à ética,  à capacidade de aprender a ouvir sem julgamentos, não se escandalizar com o que vê e sempre acreditar que o bem existe. Mesmo nos momentos mais conflituosos, encontrar uma esperança.

Esta ciência me faz entender que quando falo preciso ter a consciência do peso de minhas palavras e até mesmo de minhas sinalizações. Que tudo que ouço, ou até mesmo uma lágrima que vejo rolar, sentimentos que se expressam diante de mim, declarações, esperanças ou desesperanças testemunhadas, levarei em segredo comigo até o fim. Como não se encantar? Tantas trocas de experiências, tantas histórias de vidas e um amor imenso pela profissão e respeito às vidas que são cuidadas.

Esta ciência que estuda o comportamento humano pode contribuir para que o psicólogo seja um instrumento para favorecer o bem ou o mal, a construção ou a destruição. Portanto, a responsabilidade de lidar com vidas deve sempre estar muito clara para aqueles que buscam essa ciência como profissão.

É necessário ter sensibilidade e empatia, eu posso afirmar que tenho grande encantamento pelo ser humano como um todo e seu comportar, as emoções humanas, a diversidade e a comunicação com o outro, tudo isso me fascina.

Colunas