Nova Realidade

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 17/04/2021) – Edição 2098

Marlon Santos

Estamos convivendo com uma nova realidade na vida pessoal e financeira, que também atingiu  em cheio o esporte. Estádios sem a presença de público tem ditado a nova realidade do mundo esportivo, pois com a chegada da pandemia não se pode ter a presença do torcedor dentro dos estádios. Obviamente que este fato é irrelevante, considerando o drama que estamos tendo que conviver, mas não deixa de ser algo anormal e estranho ao mesmo tempo. Ninguém que convive com a paixão do esporte poderia imaginar que chegaríamos a  esse ponto, mas, a dura realidade atingiu a todos os envolvidos. É lamentável e, ao mesmotempo, aterrorizante presenciar os jogadores atuando sem a presença do calor humano. Os campeonatos estaduais estão a todo vapor e alguns continuam na mesmice de sempre, ou seja, os favoritos deslanchando na liderança e os coadjuvantes exercendo o mesmo papel de sempre, com raras exceções. Em breve teremos o início do campeonato brasileiro, com a presença das vinte melhores equipes do futebol do Brasil em campo. Minas Gireias será representada pelo Atlético e pelo América, na disputa da série A. Essas duas equipes estarão incumbidas de mostra a força do futebol mineiro para todo território brasileiro. O América tem uma equipe equilibrada e com jogadores, em sua maioria, com idade máxima de vinte e quatro anos. Então, levando em consideração a média de idade podemos afirmar que é uma equipe jovem e promissora. Já o Atlético mineiro está recheado de medalhões e com uma equipe experiente, com atletas que têm seus nomes consagrados em nível mundial. Espera-se muito do Atlético mineiro, que não conquistou o brasileiro do ano passado por detalhes. Agora, é aguardar o inicio do brasileirão para que tenhamos noção de como será o desempenho das equipes dentro das quatro linhas, sem a presença do torcedor.

 

Campeonato mineiro

Sem grandes novidades, o campeonato mineiro vai aos poucos mostrando que realmente Atlético e o América são as duas grandes forças do futebol mineiro de campo, nos tempos atuais. O Cruzeiro continua convivendo com os problemas financeiros e técnicos, parece uma crise sem fim. Imaginar que em anos anteriores os cruzeirenses eram considerados os grandes favoritos ao título e que atualmente não passam de coadjuvantes da história do campeonato mineiro. Já as equipes do interior lutam para sobreviver e sem a presença de público a situação se tornou caótica. Pois, era justamente a presença de público que conseguia atrair uma renda financeira e, com isso, as equipes repunham o prejuízo ao longo do torneio. Mas, os tempos são outros, sendo desta forma, não tem como prever o futuro. O certo é que com toda esta nova realidade, os clubes do interior vivem dias de aflição e não conseguem  imaginar como será os próximos meses. A certeza é de dias de muita dificuldade financeira e técnica.

 

Campeonato Mineiro – 10ª RODADA

SÁBADO

17/04/2021- INDEPENDÊNCIA
16:30 – América  x Coimbra

17/04/2021- RONALDÃO (MG)
19:00 – Caldense x Athletic

DOMINGO

18/04/2021- PQ.  DO SABIÁ
10:00 – Uberlândia x Tombense

18/04/2021- MANDUZÃO
11:00 – Pouso Alegre x Cruzeiro

18/04/2021- PEDRO A. NASC.
16:00 – Patrocinense x URT

18/04/2021- MINEIRÃO
16:00 – Atlético x Boa Esporte

 

Última rodada da primeira fase

DOMINGO

25/04/2021- MINEIRÃO
16:00 – Cruzeiro x Patrocinense

25/04/2021- JOAQUIM PORTUGAL
16:00 – Athletic x Atlético

25/04/2021- ZAMA MACIEL
16:00 – URT x América

25/04/2021- MUN. VARGINHA
16:00 – Boa Esporte x Caldense

25/04/2021- INDEPENDÊNCIA
16:00 – Coimbra x Uberlândia

25/04/2021 TOMBOS
6:00 – Tombense x Pouso Alegre

 

Campeonato Mineiro 2021 – Regulamento

Quais equipes estão no Campeonato Mineiro 2021? O Campeonato Mineiro de 2021 terá a participação de 12 equipes no total, que se enfrentarão na primeira fase (classificatória), em busca de uma vaga nas semifinais. São elas: Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Athletic, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT.

 

Qual o regulamento do Campeonato Mineiro 2021?

A competição terá três fases: classificatória, semifinal e final. Na primeira, as 12 equipes se enfrentam em turno único, classificando ao final das 11 rodadas os quatro melhores colocados. Tanto na fase semifinal quanto na final, os melhores colocados poderão escolher se decidem a segunda partida em casa. Os dois clubes com a pior pontuação serão rebaixados para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2022, enquanto o campeão e o vice da segunda divisão conquistam o acesso para a elite do estadual.

Os classificados da 5ª à 8ª posição disputam o Troféu Inconfidência, no mesmo formato das semifinais (em jogos de ida e volta) e com a possibilidade dos dois melhores times escolherem jogar ou não em seu estádio a partida de volta.

Colunas