Expressar sentimentos por meio de palavras

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 15/08/2020) – Edição 2064

Psicóloga Jaqueline Ap. Mendonça Prado

Muitas pessoas apresentam dificuldades em falar sobre seus sentimentos. Vários são os motivos: alguns por insegurança, outros por timidez; esta dificuldade de expressão é muito comum. Pessoas que não conseguem se expressar apresentam maior tendência em se sentirem frustradas e várias vezes com maior índice de estresse.

Falar sobre o que sentimos não representa ser uma pessoa fraca ou muito sensível. Pelo contrário, a  dificuldade em falar dos sentimentos e guardar tudo o que sentimos pode levar a uma série de sentimentos que vão se acumulando e podem se tornar problemas de saúde.

Quando não conseguimos falar sobre sentimentos e quando não conseguimos expressá-los, é sugerido procurar um profissional para ajudá-lo de forma adequada.

Sensação de irritação, desânimo e muitas vezes tristeza são sintomas emocionais que mais se fazem presentes para as pessoas que guardam o que sentem sem conseguirem se expressar. Alguns também podem apresentar sintomas fisicos, como dores pelo corpo ou insônia, até mesmo baixa imunidade.

Este sentimento de sofrer em silêncio e dificuldade em falar de suas emoções recebe o nome científico “Alextimia”.

A baixa estima é outra vilã que incapacita muitas vezes as pessoas de se expressarem, levando as mesmas a um pensamento que seus sentimentos ou o que vão dizer não tem nenhum valor. Desta forma, a pessoa opta por silenciar, por acreditar que não vale a pena expressar.

Fique atento às suas emoções. A sua saúde depente de cuidados com o corpo e a mente.

Terapia pode colaborar para sua saúde e qualidade de vida, ajudando na construção de diálogos, assim como promover o autoconhecimento.

Colunas