Cazanga é campeão municipal de Arcos (2017)

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 17/10/2020) – Edição 2073

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Era dia 16 de dezembro, à tarde, quando foi decidida mais uma edição do tradicional campeonato municipal de Arcos. Esta foi a 27ª edição e nela tivemos um campeão inédito do torneio mais cobiçado da cidade. Em campo, estavam as equipes do Cazanga e do Santana disputando a categoria titular. O Cazanga tinha a vantagem de poder sofrer uma derrota por dois gols de diferença e mesmo assim levar o troféu. E foi justamente o que aconteceu.

Ainda no início da etapa, o Cazanga abriu o placar com um belo gol do artilheiro Paraíba, mas o Santana conseguiu empatar com o jogador Netinho. Na etapa final, o Santana resolveu apostar tudo em seus atacantes, o que sufocou o Cazanga e permitiu aos santanenses marcarem mais dois gols por intermédio dos atletas Bruno e Rafinha.

O árbitro da partida foi Leonardo, que teve, como assistentes, Flávio Capota e Pretinho. Eles tiveram muito trabalho durante o embate, principalmente nos minutos finais. Quando o árbitro encerrou o jogo, os atletas do Cazanga comemoraram o título histórico, afinal, pela primeira vez desde que ele foi fundado, no dia 03 de fevereiro de 2001, o Cazanga ainda  não havia conquistado o municipal de Arcos. Já o Santana, deixou seu nome marcado na história de nosso futebol amador e foi considerado o “time da superação”, por todos os torcedores de Arcos.

 

Em 2019

O ano 2019 ficou marcado com o fim das atividades esportivas para o Cazanga. Nenhum diretor compareceu à reunião para uma possível participação da equipe no Campeonato Arcoense de Futebol. No próximo ano ainda existe certa expectativa que o Cazanga volte aos gramados, afinal, trata-se de uma equipe muito organizada dentro e fora dos gramados, mas parece que esta possível volta está muito distante. Mesmo assim, o nome do Cazanga está escrito eternamente na história do futebol de Arcos, devido às suas grandes conquistas; e esse mérito ninguém pode negar.

 

União do grupo

A conquista histórica do Cazanga ficou marcada pela união de seu grupo de atletas. Afinal, dentro das quatro linhas os jogadores se entendiam perfeitamente e, assim, as vitórias eram facilmente conquistadas no decorrer do campeonato. O Cazanga tinha jogadores de alto nível técnico e entre eles o meio-campista Gibi e o atacante Paraíba, que eram os principais responsáveis pelos gols da equipe. Uma linha de defesa sólida impedia que os atacantes tivessem facilidades para marcarem seus gols. Assim foi se consolidando como um escrete quase perfeito e deixou belas lembranças para os desportistas.

 

José Raimundo

O técnico e mandatário da equipe era  José Raimundo, o ‘Gordo’, que com maestria conseguia comandar a equipe fora das quatro linhas. Administrar uma equipe com jogadores talentosos pode parecer  fácil, porém, tem que ter sabedoria para não deixar que haja vaidades entre os atletas; foi justamente assim que ‘Gordo’ foi administrando seu escrete. Aliás, o ano 2017 foi ímpar no campeonato municipal, pois além da conquista do Cazanga, o vice-campeonato ficou com o Santana.

 

O que é Motivação?

Você costuma avaliar qual foi a motivação para que você tomasse determinada atitude diante de um fato? Ou você é do tipo de pessoa que faz as coisas e nem pensa no que o motivou? Você está desmotivado ou não entende o que te desmotiva? Vamos juntos refletir sobre esses aspectos da motivação e, quem sabe, talvez possamos quebrar alguns paradigmas.

Querer entender um pouco sobre motivação é uma decisão inteligente e está completamente ligada à nossa capacidade de se autoliderar, de compreender e desmistificar. Muitas pessoas acreditam que motivação vem de fora (alguém tem que me motivar, a empresa tem que me motivar), deixando assim a responsabilidade da motivação em uma terceira pessoa. Assim, o Cazanga realizou um sonho tão distante e, através da motivação, chegou ao tão almejado título. Que sirva de lição para muitas equipes  que ainda sonham com o título de campeão municipal de Arcos.

Colunas