A origem do futebol no Brasil

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 20/03/2021) – Edição 2094

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! O futebol no Brasil teve origem no fim do século XIX, quando Charles William Miller, considerado o “pai” do futebol, trouxe o jogo para o país. Isso porque ele era filho de pai escocês e mãe inglesa e esse esporte já era conhecido na Inglaterra.

Rapidamente, o futebol foi conquistando o povo. Ele se espalhou pela América Latina e se tornou cada vez mais popular. Em meados do século XX, o Brasil começa a ter um grande destaque a nível nacional e internacional. Aos poucos, foram sendo criados diversos clubes de futebol no país.

Pelé e Garrincha foram duas personalidades que tiveram bastante êxito em 1950 e fizeram o futebol brasileiro atingir outro nível.
Hoje, esse esporte é tão popular no Brasil que o país é chamado de “país do futebol”. Também chamado de “pelada”, ele é jogado nas escolas (nas aulas de educação física), nas quadras do clube, na rua, no bairro, etc…

Além de ser uma paixão nacional, o futebol é um dos esportes mais populares e amados a nível mundial. Possui grande destaque como esporte coletivo e, hoje em dia, mobiliza pessoas do mundo inteiro, por exemplo, nos jogos da Copa do Mundo.

Além disso, ele move a economia, sendo um dos esportes mais lucrativos e, por isso, com mais investimento de empresas no mundo.

 

Quem criou quando e onde surgiu o futebol?

O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX. O futebol é o esporte coletivo mais popular do planeta. Segundo dados da Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 270 milhões de pessoas atuam em atividades diretamente relacionadas ao esporte (seja como jogador, seja como árbitro).

 

Qual é a origem da palavra futebol?

Vem do inglês “football”. Na sua origem era “football association”, que foi reduzido a “soccer” nos Estados Unidos. No italiano, adapta-se a “cálcio”, que significa “coice, pontapé” do “gioco del cálcio”. “Cálcio” vem do latim “calx, calcis”, que significa “calcanhar, pata, pé”.

 

Quando surgiu o esporte no mundo?

O primeiro registro de atividades físicas encontrado pertence à China Antiga, datado de 4000 a.C., na modalidade ginástica. Em meados de 1850 a.C., descobriram no Egito um mural com imagens que mostravam uma luta em vários movimentos, indicando que essa prática era organizada e estratégica.

 

Quando e onde surgiu o esporte?

Segundo Bracht (2011), o esporte moderno tem como referencia uma atividade corporal de movimento competitiva, que surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo. Foi fundamentada em meados do Século XIX nas escolas da Inglaterra e pedagogicamente não restringia a competição.

 

Qual foi o primeiro esporte que surgiu no mundo?

O primeiro esporte a ser inventado foi o arco e flecha e caça, 1.500 anos antes de cristo no Egito, e acreditam-se que os chineses e egípcios praticavam corridas, lutas e jogos com bolas.

 

Quando e onde surgiu os primeiros esportes individuais praticado no mundo?

A modalidade surgiu na Grécia Antiga, onde escolas voltadas ao esporte preparavam atletas para realizarem apresentações ao público. Nessa época, a Grécia propagava a ideologia do corpo humano ideal e até as artes como escultura e pintura estavam dedicadas a apresentar um corpo perfeito.

Colunas