A MENSAGEM DO CRISTIANISMO

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 02 de outubro de 2021) Edição 2122

O “Evangelho” traz uma ótima notícia, são as boas novas de salvação vindas de Deus, por isso, a palavra Evangelho descreve a mensagem do cristianismo. Na carta do Apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma, no capítulo 1, encontra-se uma proclamação detalhada das doutrinas do cristianismo. As grandes verdades da Bíblia estão ali condensadas pelo Espírito Santo em uma das mais profundas obras literárias existentes e no primeiro verso dessa obra-prima, está registrada a expressão “o Evangelho de Deus” (Romanos 1.1). A mensagem do cristianismo é uma mensagem de Deus, porque ele é o seu AUTOR, seu ASSUNTO mais importante e seu INTÉRPRETE.

Como cristãos bíblicos e de origem reformada, cremos que o autor do evangelho é o próprio Deus, o Pai, que é incompreensível, poderoso, grandiosíssimo, perfeitamente sábio, soberano, Rei supremo, absoluto e o verdadeiro Criador do Universo, único, inigualável, incomparável, eterno, imutável e bondoso (Isaías 40). Deus é o Senhor Deus Todo-Poderoso, muito maior que os céus, a terra e todo o universo são insignificantes quando comparados a Deus, que é autossuficiente, ou seja, ele é completo e não precisa de ninguém, não precisa de nada, sua imaculada felicidade não pode, de maneira alguma, ser afetada. O tempo infinito aos olhos humanos é, aos olhos de Deus, como o dia de ontem que passou (Salmo 90.4). Deus é sublime em sua glória inatingível, a sua vontade é a lei irresistível de toda a existência e com essa lei todos os acontecimentos (passado-presente-futuro) se conformam perfeitamente.

Deus é cheio de majestade e está revestido de poder; a justiça e a retidão são os fundamentos do seu trono. Ele se assenta nos céus e faz o que lhe agrada (Salmo 115.3).
O Evangelho é a boa-nova de Deus para o homem pecador e caído. Deus não precisava criar a humanidade e poderia ter destruído todo este mundo pecaminoso. Mas o santo Criador decidiu enviar seu Filho unigênito para salvar pecadores, porque ele ordenou o evangelho antes da fundação do mundo (1ª Pe 1.20). Deus não resolveu salvar o homem por causa de qualquer bondade que havia nele, porque Deus elaborou o plano de salvação antes mesmo que o homem existisse (Efésios 1).

A mensagem do cristianismo não é nova, porque se originou na mente eterna de Deus. O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, seu companheiro de trabalho, afirmou que a grande origem do Evangelho é o propósito e a graça salvadora de Deus (2ª Timóteo 1.9-10). O Autor do evangelho não é o homem, e sim, o Rei santíssimo de todo o universo, por isso ninguém pode entender corretamente o Evangelho de Deus, a menos que seja iluminado pelo Espírito Santo e por causa da obra divina, aceite essa verdade, revelada na Bíblia Sagrada.

Colunas