A história do Campeonato Municipal da Categoria de Base

(Artigo publicado pelo jornal CCO impresso em 31 de julho de 2021) Edição 2113

Estávamos no ano de 2011, quando o futebol arcoense navegava na realização de campeonatos voltados para as categorias adulta e veterana e a categoria de base era renegada. Porém, ainda em 2011, eis que surgiu um novo e interessante torneio que tinha como principal intuito valorizar as crianças e os adolescentes residentes na cidade de Arcos.

A Liga Amadora de Desportos de Arcos deu início ao Campeonato Municipal da Categoria de Base, que começou mostrando que realmente era tudo o que faltava para alavancar o futebol arcoense. Novos atletas foram se interessando em participar das diversas escolas de futebol que existiam em nosso município e, com isso, o torneio se tornou o mais “charmoso de Arcos’. Os estádios recebiam um grande número de torcedores e era uma verdadeira confraternização dentro e fora das quatro linhas. A cada edição, o campeonato despertava maior interesse entre todos envolvidos e, dentro das quatro linhas, os garotos se desdobravam para mostrar um futebol atraente e competitivo, algo que deixava o torcedor encantado nas arquibancadas e superava todas as expectativas. Eram mais de 400 crianças e adolescentes envolvidos nessa magia, que deixava todos perplexos com tamanha dedicação. Aliás, dedicação era o que não faltava, pois os diretores, técnicos e atletas se superavam; nossas manhãs de sábado e domingo eram maravilhosas.

Categorias de base

Tudo tem um começo e também tem seu fim, e o futebol não foge a essa regra, afinal, ninguém desponta como grande jogador sem ter passado pela categoria de base de algum clube. Esse início pode ser nos clubes de futebol de várzea onde os gramados costumam ser de péssima qualidade e estrutura muito precária. Mas os futuros craques, com ambição de se tornarem grandes atletas, conseguem superar todos os obstáculos. Aos poucos, alcançam o sucesso; essa é uma das poucas verdades que ainda existem no mundo do futebol. Em 2018, Arcos foi vítima de um retrocesso imperdoável ao deixar de privilegiar as categorias de base. Foi um erro que não tem explicação, afinal, como pôde deixar de lembrar que criança e adolescentes adoram futebol? Espera-se, com o período pós-pandemia, que tenhamos novamente o campeonato municipal da categoria de base e que retornemos a um patamar que jamais deveríamos ter deixado de lado. Arcos é uma cidade que respira futebol; e com a realização do campeonato municipal da categoria de base, os estádios recebiam um grande número de torcedores. Sempre digo e sempre irei repetir que campeonato municipal da categoria de base “é o torneio mais charmoso de nossa cidade”. O torneio consegue atrair pais, tios, avós e amigos dos atletas para as arquibancadas; e dentro das quatro linhas temos a presença de jovens promissores, que um dia terão a oportunidade de brilharem nos gramados. Mas, por enquanto, vamos aguardar o retorno do futebol e depois iremos cobrar a volta das categorias de base.

 

Campeões municipais

Categoria Mirim
2011…………………… Associação
2012…………………… Associação
2013…………………… Associação
2014…………………… Ypiranga
2015…………………… Ypiranga
2016…………………… Ypiranga
2017…………………… Vila

Categoria Pré-infantil
2011…………………… Ypiranga
2012…………………… Ypiranga
2013…………………… Associação
2014…………………… Social
2015…………………… Ypiranga
2016…………………… Ypiranga
2017…………………… Associação

Categoria Infantil
2011…………………… CPU
2012…………………… Associação
2013…………………… Associação
2014…………………… Associação
2015…………………… Social
2016…………………… Ypiranga
2017………………………Vila

Colunas